O trabalhador está exposto a diversos fatores de risco em suas atividades diárias. Assim, evitar doenças ocupacionais é indispensável. Como diz o ditado popular “prevenir é o melhor remédio”, já que doenças ocupacionais podem causar afastamentos temporários, definitivos ou mesmo desencadear doenças mais graves.
As Normas Regulamentadoras e as leis de proteção ao trabalhador preveem situações de risco que podem afetar física ou psicologicamente os funcionários de uma empresa. Por essa razão, as organizações devem estar atentas à prevenção de acidentes, ter cuidados com o ambiente em que os trabalhadores estão, e se manterem atualizadas perante qualquer alteração da lei.
Como evitar doenças ocupacionais
Doenças ocupacionais podem acontecer devido a exposição inadequada a agentes químicos, más condições de trabalho, estresse excessivo, entre outros motivos. Listamos 4 precauções a serem tomadas no ambiente de trabalho, a fim de evitar que o trabalhador desenvolva essas doenças.
4 dicas para evitar doenças ocupacionais
- Fornecer equipamentos adequados e investir em ergonomia
- Promover qualidade de vida
- Oferecer treinamentos
- Cumprir com todas as Normas Regulamentadoras
As NRs determinam os fatores de prevenção no trabalho. Dessa forma, além de estar de acordo com a lei, irá ajudar a empresa na prevenção de doenças ocupacionais.
De um lado há diversos benefícios para o trabalhador, que trabalhará em um ambiente seguro, e também para a empresa, que perceberá uma diminuição no afastamento de trabalhadores.
Conclusão
Evitar doenças ocupacionais é muito importante para a saúde do trabalhador e para a produtividade da empresa. Para isso, você sempre pode contar com a Hismed Saúde Ocupacional , que há mais de 23 anos garante a segurança e saúde dos trabalhadores de sua empresa.

Higiene Ocupacional
A higiene ocupacional é a ciência dedicada a reconhecer, avaliar, controlar e antecipar os agentes ambientais e riscos ocupacionais, prevenindo o aparecimento de doenças que prejudiquem a saúde e integridade dos trabalhadores.
Além disso, esse ramo da segurança e medicina do trabalho tem como objetivo o auxílio na prevenção de acidentes, promovendo o bem estar dos funcionários, qualidade de vida e avaliação das funções exercidas na jornada de trabalho.
Para que o programa de higiene ocupacional funcione de maneira eficiente, é necessário haver um profissional especializado e com conhecimento dos agentes ambientais, como físicos, químicos e biológicos, envolvidos nas atividades profissionais, bem como as condições de trabalho e a quantidade de trabalhadores expostos aos riscos levantados.
Na Hismed Saúde Ocupacional podemos ajudar a reconhecer esses problemas e solucioná-los.